quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Panfleto reformulado

Depois de uma discussão em sala de aula, sobre as estratégias utilizadas nos panfletos, refiz o meu de forma mais "limpa" e com um conceito de stencil, simples de se fazer.


domingo, 18 de agosto de 2013

Panfleto

O trabalho do nosso grupo foi baseado na performance realizada em sala de aula. Com o principal objetivo de surpreender quem estava no local, a ocupação se iniciou e concluiu-se sem que houvesse qualquer fala ou aviso. 
A partir disso, o nosso publico-alvo se tornou os próprios alunos, que são instigados a questionarem as regras de hierarquia existentes nas escolas. O panfleto enfatiza que não existe apenas uma única forma de aprendizagem, mas que ela também pode ser realizada de outras maneiras, sendo assim mais atrativa e eficiente.


Um vídeo que achei muito interessante, também possui esta ideia de que a forma atual de relação entre professores e alunos é utrapassada e deveria ser modificada:


sábado, 10 de agosto de 2013

Estratégias de Apropriação do Espaço

- Parkour

O esporte consiste em técnicas que variam das mais simples às mais complicadas de escalada, rolamento, saltos e todos os tipos de movimentação do corpo. Testa as habilidades do ser humano de ir de um ponto ao outro da maneira mais eficiente. "O praticante do Parkour imagina estar em fuga, e por isso, precisa achar o jeito mais rápido e seguro de superar obstáculos", explica Leonard Akira, um dos primeiros praticantes no Brasil.

Fonte

- Deriva

Consiste na análise psíquica e emocional do ambiente urbano. Partindo de qualquer local, a pessoa se lança à deriva e deixa que a cidade a conduza. 
Os inúmeros procedimentos de deriva possuem um mesmo fim, que é transformar o urbanismo, a arquitetura e a cidade, de forma que todos serão agentes construtores, e a cidade será um total.
É interessante tracejar o mapa do percurso realizado, para posteriormente, tentar entender o que o levou a realizá-los. Por que seguir em frente ao invés de virar a direita? Por que parar em tal praça e não em outra? Assim pode-se concluir que determinadas zonas psíquicas nos conduzem e nos trazem sentimentos agradáveis ou não.



Fonte

- Flaneur

O termo em francês significa "caminhar"; é uma pessoa que anda pela cidade com o objetivo de experimentá-la através de seus sentidos. Ao sair e observar a paisagem de maneira diferente, sem objetivos concretos, tenta-se compreender o processo da modernidade, do urbanismo e do cosmopolitismo.
Walter Benjamin descreve o flaneur como um produto da vida moderna, um paralelo com o advento do turismo, já que sua percepção se dá diante daquilo que é transitório na cidade.


Fonte

- Flash mob

É a abreviação de "flash mobilization", que significa mobilização rápida. É uma aglomeração instantânea de pessoas em um local público, para realizar uma dança ou ação, que foi previamente organizada. Para causar ainda mais impacto, a dispersão geralmente também é feita rapidamente.



Fonte